segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Álbum de fotos

O homem folheava o velho álbum de fotos da avó, enquanto sorvia goles de um café bem forte, passado na hora, em coador de pano, especialmente para ele. Estava feliz naquela tarde fria de sábado, com o coração cheio de gratidão pelo irmão mais velho, que lhe havia trazido, pela manhã, aquela relíquia fotográfica (de que ele tanto gostava) e uma caixa de bombons amargos suíços, um dos poucos vícios saudáveis que tinha.

Ao virar uma das folhas do álbum, deparou-se com a única foto que conhecia de sua velha e corcunda bisavó, mãe de seu avô. Ela estava sentada em uma cadeira de balanço, em um quarto de assoalho de madeira e teto sem forro da antiga “Casa da rua”, onde havia passado os cinqüenta e cinco anos de casada e os vinte de melancólica e triste viuvez. Ela segurava um pequeno oratório de madeira do século XIX, que mostrava, em seu interior, uma bela imagem de Nossa Senhora da Conceição, também dos Oitocentos.

Naquela casa, o piso era todo de madeira. O homem se lembrava que, quando era criança, costumava se deitar no chão de um dos quartos e observar, por um buraco aberto no assoalho, o irmão mais velho e o primo brincarem no porão. Via-os misturarem diversos tipos de folhas com água e querosene, para jogar nos formigueiros; fazerem bolos e pães com barro e esterco de cavalo, para brincar de venda; amarrarem barbante em pardais e rolinhas, para soltar e depois puxar; urinarem em latinhas, para jogar nas meninas que brincavam de casinha no quintal; brigarem, como faziam os lutadores da TV, para ver quem sangrava o outro primeiro.

O bisavô era comerciante e tocava uma venda de secos e molhados na frente da casa. Mas disso ele não se lembrava, pois quando nasceu, o velho já tinha morrido. Só se recordava dos casos que o avô e os tios contavam dele: de como era carrancudo e mal-humorado, mas excelente negociante; de como abria as portas da casa para famílias pobres inteiras poderem pernoitar antes de seguirem viagem, sem cobrar nada; de como havia fundado uma associação de caridade, para ajudar os mais necessitados; de como foi aos poucos perdendo o juízo; e de como morreu, aos 92 anos, sem se lembrar do próprio nome.

Em outra folha do álbum, o homem se viu em uma foto, tirada quando tinha sete anos, junto com seu irmão mais velho, de dez anos. Estavam em pé, do lado de fora da casa da bisavó. A mãe deles aparecia na janela, com o rosto virado para o interior e uma das mãos levantada, aparentemente conversando com alguém. Na foto, ele vestia uma camisa branca de algodão e uma bermuda escura, muito larga, amarrada com barbante, para não cair. Usava também um par de congas amarelas que, brilhando ao sol, pareciam esconder dois pés pequenos e frágeis. O irmão mais velho vestia a mesma coisa, só que com uma diferença: estava todo sujo. A camisa tinha manchas de barro e sangue; na bermuda, em meio à sujeira que se notava sobre o pano escuro, havia manchas claras, amarronzadas ou esverdeadas, que tanto podiam ser de catarro seco quanto de lama; e o par de congas nem se via direito, de tanta imundície. “Aqui estão o príncipe e o mendigo”, já disseram no passado algumas pessoas, ao abrirem o velho álbum da avó naquela mesma página.

O “príncipe” era o xodó da família, mas não podia ser diferente: pedia a benção ao papai e à mamãe, ao vovô e à vovó, ao padrinho e à madrinha. Quando ganhava um presente, agradecia, com um aperto de mão para os homens, ou com um abraço e um beijo para as mulheres. Conversava educadamente, sem gritar, e ao sair de qualquer lugar, despedia-se de todos os presentes, um por um. Brincava e depois guardava os brinquedos nas caixas, com muito cuidado, para não quebrar nada. Ao começar a ler, passou a colecionar livrinhos com as mais diversas historinhas. Lia todos os dias. Na escola, em quase todos os bimestres ele ganhava medalha de primeiro lugar pelas suas notas. Na adolescência, nunca ia a festas, nem saía com os colegas nos finais de semana. Só pensava nos estudos e na carreira de juiz que queria seguir depois de formado.

O irmão mais velho era o contrário. Não cumprimentava ninguém, vivia sujo, gritava o tempo todo, quebrava todos os brinquedos que ganhava, detestava ler e estudar. Na infância, só se preocupava com as brincadeiras e maldades que inventava, junto com o primo; e na adolescência, com festas, garotas, bebidas e carros. Não queria fazer faculdade. Dizia que, quando tivesse condições, montaria um lava-jato e viveria disso o resto da vida.

O homem fechou o álbum pensando no irmão mais velho, que fazia 39 anos naquele sábado. Sua esposa e os três filhos dariam uma festa para ele no sítio, onde receberiam a família, os amigos e todos os funcionários dos três lava-jatos que possuía na cidade.

De repente, o homem ficou melancólico. Precisava tomar o seu remédio.

Levantou-se, com o álbum de fotos e a caixa de bombons nas mãos, e atravessou o pátio, à procura da enfermeira. Encontrou-a assistindo televisão na sala de estar, ao lado de dois outros jovens viciados, recém-chegados ao estabelecimento. Os dois estavam péssimos, tremendo dos pés à cabeça, com os olhos esbugalhados e vermelhos, mas podiam se considerar de sorte, pois não era qualquer um que tinha condições de pagar uma fortuna por mês na melhor clínica de desintoxicação para viciados em drogas do país.

O homem se sentou em uma das poltronas da sala, em frente à TV, e gritou: “Enfermeira”. Todos na sala olharam para ele. “Preciso do meu remédio AGORA”. A enfermeira olhou o relógio. “Ainda não está na hora, doutor”, disse ela, calmamente. “Ah, dessa vez a vadia se lembrou do doutor”, pensou o homem, satisfeito. “Muito bem”, murmurou para si mesmo e continuou: “Essas pessoas têm que entender que não é porque a minha vida é uma desgraça que eu deixei de ser doutor”.

E, de repente, o homem se levantou num salto, gritando: “E que ninguém se esqueça disso, entenderam?”. Jogou a caixa de bombons na parede com toda a força e apontou o dedo para um grupo de pacientes à sua direita: “Você, você e você, desgraçados, quem vocês pensam que são?”. Deixou o álbum cair no chão, enquanto um forte tremor tomava conta de todo o seu corpo. “Que ninguém se esqueça de quem eu sou! Malditos! Desgraçados! Onde estão vocês? Onde estão vocês?”.

A enfermeira se levantou e foi correndo buscar o médico. “Acho que vamos precisar da injeção de novo, doutor".

Flávio Marcus da Silva

Um comentário:

Terezinha Pereira disse...

Flávio,

Naveguei por suas águas escuras. Para isso, precisei das mais variadas espécies de embarcações, tão densa era a água. Passei sustos. Fui pega de surpresa. Senti-me indignada. Senti raiva. Tanta, que cheguei até a dialogar com alguns personagens.

Ao final do percurso, senti-me aliviada. Olhei o reflexo da luz em certas águas escuras que eu acabava de deixar. Respirei fundo.

Neste momento, apenas posso lhe dizer que o escritor Flávio surgiu com muito vigor. Não sei lhe dizer se Morte súbita, se Álbum de fotos, Rosas Marrons, Teatro _ se algum desses e mais outros contos seriam os mais marcantes. Em breve lhe escrevo a respeito.

Abraços,
Terezinha