terça-feira, 10 de setembro de 2013

Consolo


"A morte do escritor
não se quer resolver dentro de mim.
Mas não tenho gosto na infelicidade
e por isso busco meu caminho
como um verme sabe do seu, dentro da terra.
Muitas coisas me valem quando Deus fica estranho
e do que é mínimo, às vezes,
vem o desejado consolo.
'Informativo Popular Coração de Jesus'
é o nome de um calendário de parede.
ABENÇOAI ESTE LAR está escrito nele.
O coração sangra na estampa,
mas o rosto é doce, próprio a enternecer
as mulheres da cozinha, feito eu.
Toquem mal o piano, vou me deliciar
– nada é mesmo perfeito –
uma gota de mel desce em minha garganta.
No dia 8 de janeiro está escrito na folhinha:
A FÉ GUIOU OS MAGOS – LUA NOVA AMANHÃ.
Lua nova,
que nome mais bonito pra um consolo."

Adélia Prado. O coração disparado (1978). In: Poesia reunida. São Paulo: Arx, 1991, p. 171

Nenhum comentário: