"Para Marx, as classes dirigentes da sociedade são amplamente responsáveis pela disseminação das crenças ideológicas, o que explica por que, nas sociedades em que uma classe proprietária de terras controla o poder, o conceito de nobreza inerente à posse de terras é tomado como certo pela maior parte da população (mesmo por muitos daqueles que fracassam nesse sistema), enquanto nas sociedades mercantis são as realizações dos empresários que dominam a visão que os cidadãos têm do sucesso. (...)
Mas essas ideias nunca seriam estabelecidas se parecessem dominar pela força. As declarações ideológicas são tais que, a menos que nosso senso político seja desenvolvido, não conseguiremos reconhecê-las. A ideologia é liberada na sociedade como um gás incolor e inodoro. Está incrustada em jornais, anúncios publicitários, programas de televisão e livros didáticos – onde ela, talvez ilógica ou injustamente, disfarça sua visão parcial de mundo e insinua mansamente que está apenas declarando antigas verdades das quais só um idiota ou um louco discordaria."
Alain de Botton (1969-). Desejo de status. Porto Alegre: L&PM, 2013. p. 201
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