sexta-feira, 28 de junho de 2013

LEMINSKI


"Repousa sob a laje
o que viveu oculto.
Poupem-no do ultraje
do tumulto."
....................................................................

"Nada tenho.
Nada me pode ser tirado.
Eu sou o ex-estranho,
o que veio sem ser chamado
e, gato, se foi
sem fazer nenhum ruído."
....................................................................

"pedaço de prazer
perdido
num canto do quarto escuro
inferno paraíso
vivo ou morto
te procuro"
....................................................................

"de colchão em colchão
chego à conclusão
meu lar é no chão"
....................................................................

"Faça os gestos certos,
o destino vai ser teu aliado,
ouço uma voz dizendo
do fundo mais fundo do passado.
Hoje, não faço nada direito,
que é preciso muito mais peito
pra fazer tudo de qualquer jeito.

Ai do acaso,
se não ficar do meu lado."
....................................................................

"um dia sobre nós também
vai cair o esquecimento
como a chuva no telhado
e sermos esquecidos
será quase a felicidade"
....................................................................

"podia passar
a vida inteira assim
olhando a lua
a boca cheia de luz
e na cabeça nem sombra
da palavra glória"

Paulo Leminski (1944-1989). La vie en close. 5ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994

Nenhum comentário: