sábado, 13 de outubro de 2007

Roberto Freire

"Eu sou terapeuta e posso dizer que 80% dos meus clientes têm problemas psicológicos por não estarem fazendo o que gostariam de fazer. As pessoas fazem, convencidas pelas suas famílias, o que o meio social prefere; isto de fazer o que é imposto provoca nessas pessoas um grande sofrimento, que muitas vezes estoura fora do trabalho, estoura em sexo, em agressividade, em equilíbrio mental. Observando estes casos você vai ver como a forma de vida dessas pessoas é imprópria para elas. Numa sociedade como a nossa, com esta família autoritária e cumpridora das normas do Estado, as pessoas sensíveis, cujo projeto de vida não está dentro do que espera o meio social, sofrerão muita repressão; e esta é uma repressão muito danosa, pois é castrativa. Uma pessoa que não faz o que precisa fazer, tende a adoecer, perde, no mínimo, a identidade e o auto-respeito". Roberto Freire, "Sem tesão não há solução", 1990.

"The most important kind of freedom is to be what you really are. You trade in your reality for a role. You trade in your sense for an act. You give up your ability to feel, and in exchange, put on a mask. There can't be any large-scale revolution until there's a personal revolution, on an individual level. It's got to happen inside first."
Jim Morrison [1943-1971]


Um comentário:

Flávio Marcus da Silva disse...

Você se lembra quando você foi assistir a uma palestra do Roberto Freire na sede da CEMIG, na Avenida Barbacena, em 1993, e resolveu dar uma de "libertário"? Você até resolveu fazer o que você mais queria fazer: História. E quase todo mundo ficou contra você, seu louco! E agora tá aí. Professor!