quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Ler

"Se não estão virando as páginas de um livro, eles não conseguem pensar. Sempre que se dizem pensando, eles estão, na realidade, simplesmente respondendo a um estímulo: o pensamento que leram...Na verdade eles não pensam; eles reagem. [...] Vi isso com meus próprios olhos: pessoas bem dotadas que, aos trinta anos, haviam se arruinado de tanto ler. De manhã cedo, quando o dia nasce, quando tudo está nascendo - ler um livro é simplesmente algo depravado..."

Friedrich Nietzsche [1844-1900]

Citado por Rubem Alves, no livro "Ao professor, com o meu carinho"

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante a passagem de Nietzsche, citado por Rubem Alves. Nietzsche foi um grande escritor e filósofo; a propósito, recordo-me de uma frase dele, em sua obra Genealogia da Moral, que eu penso ser a mais bela de sua obra: "(...)nascidos que somos para uma existência subterrânea e combativa;(...)"(NIETZSCHE, F. W. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo:Comapnhia das Letras, 1998. p.35)

Muito bom você ter enveredado pelo espaço virtual. Eu acho magnífico esse espaço - era tudo que queríamos há uns 20 ou 25 anos atrás - para divulgarmos nossas idéias. Que elas não pereçam com nossa existência, que é efêmera de acordo com Nietzsche, mas combativa.