domingo, 22 de novembro de 2009

Como lidar com pessoas que "se acham"?

Por não suportar a dependência, a pessoa orgulhosa menospreza os sentimentos das outras pessoas, se colocando sempre como um "ser superior", como se estivesse num pedestal difícil de ser alcançado. Precisa fazer com que o outro se sinta diminuído para que ela se sinta superior.

O conceito exagerado de si próprio, o amor-próprio demasiado, a necessidade de poder, são apenas máscaras que buscam compensar a falta de amor que sentem por si mesmas.

No campo profissional o orgulho vem junto com a sensação de que "eu sou melhor que os outros" por algum motivo. Isso leva a pessoa a ter uma imagem de si inflada, aumentada, nem sempre correspondendo à realidade. Surge com isso a necessidade de aparecer, de ser visto, passando inclusive por cima de padrões éticos, de regras, e procurando colocar os outros colaboradores ou colegas minimizados, desprezando suas idéias e seu trabalho.

Geralmente pessoas com essas características ocupam cargos elevados e utilizam seu poder para impor suas vontades, manipulando as pessoas ao seu redor com o intuito de conseguirem que tudo seja feito conforme seus desejos.

É mais fácil lidar com pessoas assim depois de analisar e entender os motivos de seu comportamento. Entendido isso, você pode ignorar a maneira de ser dessa pessoa, e não se sentir inferior em hipótese alguma por isso. Procure tratá-la como um ser humano igual a você, sem supervalorizar aquilo que ela mais busca, que é ter mais e mais poder, seja sobre quem for.

Tenha consciência de que essa forma de ser é apenas uma máscara que funciona como proteção para impressionar e se fazer respeitado ou temido, quando na verdade a pessoa, no fundo, se sente muito distante disso.

Não se deixe impressionar, ignore e deixe que ela encontre seu caminho e um dia perceba que o que ela precisa desenvolver não é ser mais que ninguém, mas sim a humildade em ser quem ela simplesmente é.

Rosemeire Zago, Psicóloga

Agora olhe para a foto acima e reflita: nossa vida não é nada mais que um curto espaço de tempo vivido em um minúsculo ponto do Universo. Nessa perspectiva, tem sentido a gente se achar superior a qualquer outro ser humano?

POSTS RELACIONADOS A ESSE TEMA:

Soberba
Você é Narcisista?
Primeiro entre iguais
Humildade e Liderança
Você sabe com quem está falando?
Vaidade
Sobre importâncias
O tamanho da gente
Nada fica de nada
Viúva na praia
A morte de um escritor
O defunto
A elegância do ouriço
Qualquer um

2 comentários:

Empregos em Montes Claros - MG disse...

Com esse tipo de gente, o melhor é arranjar uma forma de de elogiá-los sem destacar o seu status, bens, vida social, e sim, o mesmo como ser humano.

Anônimo disse...

Obrigada pelo post. Sera que pode me ajudar? Estou angustiada em ter que lidar com um colega de trabalho que se considera a pessoa mais inteligente e bem sucedida do mundo. Ele mente em praticamente todas as conversas que temos, sempre se bajulando se colocando em uma posição superior a tudo e todos. Insuportável!
Trabalhamos juntos em outro emprego e ele acabou sendo mandado embora justamente por ter esse comportamento. E agora novamente trabalhamos juntos. E o pior, como eu nao quis queima-lo por ai(pois fiquei com do) acho que fui eu a responsável pela contratação dele nessa nova empresa.
Nao consigo evita-lo pois trabalhamos na mesma área. O que fazer??? HelPp!!! Ele esta consumindo minha energia diariamente….